Tumores Odontogênicos e a Tomografia de Alta Resolução

3 de maio de 2023
Radiologista observando exame em um monitor e apontando para uma estrutura específica

Os tumores odontogênicos (TO) são lesões neoplásicas benignas que surgem dos tecidos de origem odontogênica e podem ser classificados em três categorias, dependendo do tipo de tecido que compõe cada tumor: (1) tumores compostos por epitélio odontogênico, (2) tumores mistos compostos tanto por epitélio odontogênico quanto por ectomesênquima odontogênico, e (3) tumores compostos primariamente de ectomesênquima.

O ameloblastoma é o tumor odontogênico mais comum; desenvolvido através dos remanescentes da lâmina dental e do órgão dentário, esta neoplasia tem comportamento local agressivo, porém de crescimento lento e indolor, sendo o corpo e ramo da mandíbula as áreas mais comumente acometidas.

Nesse contexto, a Tomografia de alta resolução, desempenha um papel crucial no diagnóstico e planejamento do tratamento dos TOs. Essa tecnologia fornece imagens tridimensionais precisas e detalhadas das estruturas dentais e maxilares, permitindo a detecção precoce e a identificação precisa de TOs em seus estágios iniciais.

Além disso, a TCFC é útil na avaliação da extensão e do tamanho dos tumores. Essas informações são cruciais para o planejamento cirúrgico e a escolha da abordagem terapêutica mais adequada, como a cirurgia conservadora ou a remoção completa do tumor.

Seja um dentista parceiro e tenha a sua disposição os diferenciais do Veraview X800, o melhor tomógrafo da atualidade.