OSTEOMIELITE
A osteomielite é uma doença inflamatória óssea que atinge a porção medular e cortical dos ossos. Dentre os faciais, a mandíbula é a mais afetada devido ao pobre suprimento sanguíneo que apresenta em relação à maxila.
A patogênese pode estar ligada à disseminação local de microrganismos externos a microbiota corporal, presentes em processos infecciosos adjacentes, notadamente as infecções odontogênicas e, em especial, as endodônticas.
Devido a antibioticoterapia ou inadequado isolamento bacteriano, alguns agentes infecciosos acabam passando despercebidos durante a amostragem e formando colônias inteiras dentro de bolsas ósseas pequenas.
Em pacientes com osteomielite, as bactérias e os resíduos produzidos por elas provocam uma reação inflamatória no osso. Isto, levando a uma reabsorção da superfície endosteal, no caso, do osso cortical, que pode progredir até o periósteo externo.
A maneira mais precisa e utilizada para melhor observar a superfície óssea e identificar a neoformação óssea periosteal ou qualquer sequestro ósseo resultante de osteomileite é por meio de tomografia de alta resolução.
O Veraview X800 da Morita garante imagens de altíssima resolução, facilitando e muito este e outros diagnósticos.