MOTIVOS PARA REALIZAR CIRURGIA GUIADA EM SEU CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO

3 de fevereiro de 2022

A cirurgia guiada é um método minimamente invasivo de instalação de implantes dentários, e que pode ser indicado pelos implantodontistas tanto para os pacientes edentados parciais quando para os totais.

Com essa técnica é possível planejar e visualizar a posição e angulação dos implantes em casos múltiplos e unitários, reduzindo chances de erros, o que facilita todas as etapas subsequentes.

Apesar de não ser um método recente, ela foi aperfeiçoada com o uso da tomografia cone beam e o escaneamento intraoral.

Outro diferencial é que na maioria dos casos ela não necessita de incisões nem suturas, já que as perfurações são feitas apenas com a broca, causando uma redução do sangramento e também redução do tempo cirúrgico.

PREVISIBILIDADE: através da tomografia, é possível obter todas as informações necessárias como a espessura gengival e óssea, anatomia do osso, etc. Além disso, toda simulação da cirurgia é feita digitalmente, antes da fabricação do guia cirúrgico, deixando todo o processo mais previsível.

POUCO INVASIVO: por ser uma técnica minimamente invasiva, na maioria dos casos, não há necessidade de realizar incisões e descolamentos de fibromucosa, o que diminui muito o sangramento, finalizando a cirurgia sem suturas.

RECUPERAÇÃO: por ser um procedimento menos invasivo, o pós-operatório torna-se mais tranquilo, diminuindo a morbidade e o uso

de medicamentos para dor. Sendo assim, o paciente pode retornar a sua rotina em um curto intervalo de tempo.

OTIMIZAÇÃO: como a cirurgia guiada é planejada antes de ser executada, o tempo de cirurgia acaba sendo até 50% mais rápido do que o convencional.