MITO OU VERDADE: A TOMOGRAFIA DE ALTA RESOLUÇÃO É CONSIDERADA “PADRÃO OURO” PARA AVALIAÇÃO DOS TECIDOS DUROS E MOLES?
MITO! A tomografia de alta resolução é considerada padrão ouro apenas na análise de tecidos duros!
Por muitos anos, dentistas utilizaram radiografias combinadas para poder avaliar os tecidos duros e moles, pela simplicidade técnica e baixo nível de radiação desses exames. Entretanto, devido a imprecisão diagnóstica, para análise de tecidos duros a tomografia é a mais indicada. Para processos patológicos em tecidos moles, a IRM (imagem por ressonância magnética) é a mais indicada.
As principais vantagens da tomografia de alta resolução são a observação de estruturas ósseas articulares nos planos sagital, coronal e axial, a possibilidade de manipular as imagens obtidas com softwares específicos, além do baixo nível de exposição à radiação.
Por meio da tomografia de alta resolução, a morfologia dos tecidos duros, dentes e ossos é mais facilmente identificada e mensurada além dos ruídos e artefatos serem minimizados.
Aqui na Studio RX, trabalhamos com o Veraview X800, considerado o mais moderno tomógrafo do mercado. Para otimizar os resultados diagnósticos dos seus pacientes usando imagens de alta resolução, torne-se um dentista credenciado.