Microanatomia dos Condutos Radiculares

15 de fevereiro de 2023

A descoberta da tomografia computadorizada de feixe cônico representou, sem dúvida, uma revolução na Odontologia, agregando informações importantes ao diagnóstico.

Em Endodontia, vários estudos investigam o uso da TCFC com foco não somente em casos de retratamento ou de complicações endodônticas, mas também na sua precisão em identificar características anatômicas do canal radicular de cada dente.

Em um estudo publicado no periódico Journal of Endodontics, os autores chegaram às conclusões que a TCFC apresenta uma alta acurácia (85%) na detecção de sistemas de canais complexos, enquanto a radiografia periapical apresentou uma baixa acurácia (55%), tendo como base o padrão-ouro (microtomografia: método de imagem com alta resolução espacial, com aplicação in vitro)

Houve diferença estatisticamente significante na correta identificação da morfologia dos canais radiculares entre os dois exames, tendo a TCFC um melhor desempenho comparada com a radiografia periapical.

Além dessa orientação acerca da avaliação individual de cada caso, as diretrizes também orientam para a utilização de aparelhos com FOV reduzido e que forneçam uma alta resolução espacial. Tendo em vista que canais laterais, secundários, acessórios, bem como fraturas dentárias e trincas (fraturas incompletas) são estruturas de tamanho muito reduzido, tomógrafos que não possibilitem aquisições com alta resolução espacial, dentre outros parâmetros de qualidade de imagem em TCFC, podem não permitir a visualizações de tais estruturas.

O não-diagnóstico dessas condições resulta em um diagnóstico equivocado, que impacta diretamente no sucesso/insucesso do tratamento. Por isso nós da Studio RX oferecemos a tomografia de alta resolução, do Veraview x800 da Morita, o melhor tomográfo do mundo, que conta com o FOV 4×4.

Seja um dentista parceiro e faça uso da melhor tecnologia no tratamento dos seus pacientes.