Doenças periodontais e a obesidade como fator Causal

4 de março de 2023
O estudo dos fatores de risco às doenças periodontais tem recebido grande ênfase na periodontia e tem sido um importante fundamento para abordagens preventivas e terapêuticas tanto individuais quanto coletivas. Nesse contexto, a obesidade emerge como um possível fator modificador do curso da periodontite. A plausibilidade da associação sustenta-se em diversas alterações imunológicas desencadeadas pelo acúmulo de gordura nos tecidos. Recentes estudos epidemiológicos mostraram esta associação.
 
Outro aspecto que contribui para a possível influência da obesidade na periodontite é o alto grau de inflamação sistêmica encontrado nos indivíduos obesos. Essa condição poderia contribuir para uma resposta inflamatória exacerbada do hospedeiro frente a uma infecção.
 
A tomografia de alta resolução consegue fazer uma reconstrução em 3 dimensões do tecido periodontal, de forma a observar mais claramente defeitos periodontais intraósseos, fenestrações, lesões de furca e deiscências, fatores fundamentais para o diagnóstico de doença periodontal. A TCFC permite visualizar, portanto, todas as estruturas que compõem o órgão dental e seu alvéolo.
 
Quando comparada aos exames de radiografia existente, a tomografia apresenta maior sensibilidade e fornece dados adicionais que permitem visualizar e acompanhar as modificações causadas nos ossos pela periodontite com o passar do tempo, sendo o exame mais indicado nesse caso.