DICAS PARA USAR A RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA

2 de novembro de 2022
dicas-para-usar-a-radiologia-odontologica

Com o advento dos exames de imagens, a possibilidade de diagnósticos mais precisos mudou radicalmente os rumos da Odontologia pra muito, MUITO melhor. Desse modo, o paciente, sem dúvidas, saiu especialmente beneficiado por todos os avanços tecnológicos nessa área. Ou seja, é essencial saber as dicas para usar a radiologia odontológica da melhor maneira possível.

Confira 5 dicas para usar a radiologia odontológica a seu favor e da saúde de seu paciente:

1 – INDICAR CORRETAMENTE O TIPO DE EXAME 

Existem vários tipos de radiografias – assim como outros exames de imagem que se utilizam dos raios X, como a tomografia cone beam –, e cada técnica tem sua indicação. 

 

2 – EXAME DE IMAGEM SOZINHO NÃO GERA O DIAGNÓSTICO 

Radiografia é AUXÍLIO diagnóstico, como qualquer exame de imagem. Ainda, é necessário alguém que a interprete, por isso quase nunca é possível afirmar o que a pessoa tem apenas olhando uma radiografia (como muitos dos nossos pacientes desejam!). Contudo, não inventaram nada que substitua o contato humano na avaliação do paciente e, principalmente, nada que emule o conhecimento do(a) cirurgião-dentista.

 

3 – NÃO SE PREOCUPE COM A RADIAÇÃO IONIZANTE 

A Radiologia Odontológica utiliza doses baixíssimas de radiação na obtenção de imagens, principalmente hoje, em que praticamente tudo é digital; Também, as doses são bem menores se comparadas à radiologia convencional. 

 

4 – TOMOGRAFIA É EXAME 3D E NAO 2D 

Quando se faz uma tomografia, obtém-se um volume da área irradiada. Não se baseie apenas na tomografia impressa, pois com ela não é possível analisar todo volume adquirido. Faça uso de softwares que permitam a visualização em 3D. 

 

5 – IMPRIMA MENOS 

Exames digitais não precisam ser impressos, eles podem ser visualizados em monitores, tablets e até no celular, com qualidade de imagem inclusive na ampliação (alta resolução)!