CANINO EM POSIÇÃO ECTÓPICA
Os dentes caninos, além de se situarem em região anatômica com grande viés estético, são elementos de suma importância na oclusão dental. Ou seja, funcionam como guias, orientando os movimentos mandibulares de lateralidade.
Devemos considerar as condições morfológicas entre mandíbula e maxila para entender o prognóstico de um elemento dental intraósseo. Em razão da mandíbula possuir osso medular compacto e corticais mais robustas, um possível tracionamento ortodôntico no arco inferior demandaria maior força ortodôntica (efeitos colaterais) e o tempo de tratamento seria infinitamente maior em relação aos casos de tracionamento na maxila.
Exames de imagem em alta resolução são imprescindíveis para análise e estudo da cronologia de irrupção dental. Onde, é estritamente individual, alterando-se de paciente para paciente.
O cirurgião dentista consegue estimar com maior eficácia e nitidez as probabilidades de irrupção (ou não irrupção) de um dado elemento por meio da TOMOGRAFIA DE ALTA RESOLUÇÃO DO VERAVIEW X800. E, assim, intervir por meio da exodontia de elementos com retenção prolongada, interceptando possíveis más oclusões – no momento oportuno.