CALCIFICAÇÕES EM TECIDOS MOLES: INDENTIFICAÇÃO NA IMAGEM PANORÂMICA.

26 de maio de 2022

As calcificações em tecidos moles são comuns na região de cabeça e pescoço. Essa condição tem melhor avaliação através da tomografia, mas a imagem panorâmica é o primeiro exame onde encontramos alguns achados radiográficos.

Dentre as calcificações de tecidos moles do sistema estomatognático são as ossificações do ligamento estiloide, as calcificações da cartilagem da tireoide, os ateromas de artéria carótida, os tonsilólitos, as calcificações da cartilagem tritícea, os sialolitos e as calcificações de linfonodos.

A partir de então, inicia-se uma investigação para identificar a alteração, de acordo com os dados clínicos e radiográficos, como a localização, tamanho, forma, número de massas calcificadas, etc.